Café pode adiar avanço do Alzheimer

Compartilhe:

cafe-adia-alzheimer

Hmmm… Um cafezinho é algo realmente muito bom, não é mesmo? Item quase sempre presente na manhã dos brasileiros, o café costuma ser alvo de polêmicas. Afinal, ele faz bem ou mal? Pelo menos com relação à Doença de Alzheimer, as notícias sobre a bebida são bem favoráveis e animadoras!

Já se sabia que a cafeína tinha um efeito positivo para prevenir a doença. Isso porque ela age reduzindo inflamações e deterioração de celular cerebrais, principalmente na região responsável pelas memórias. Outro benefício seria a prevenção do surgimento das placas beta-amiloide que se acumulam no cérebro, relacionadas ao surgimento do Alzheimer. A novidade é que foi descoberto outro benefício do café, capaz de ajudar a adiar o avanço da doença!

Como a cafeína atua contra o desenvolvimento do Alzheimer?

Segundo uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Medicina Molecular, de Portugal, o hormônio cortisol estaria relacionado à memória. Com a idade, os níveis de cortisol aumentam, e no caso de pessoas com Alzheimer, seu nível é ainda maior. Esse excesso do hormônio estaria ligado à dificuldade para se lembrar de fatos recentes e aprender novas atividades.

Os testes foram feitos com ratos de laboratório, alimentados com uma espécie de cafeína artificial. Aqueles que receberam a substância tiveram seus níveis de cortisol normalizados, e consequentemente melhoraram a memória. “Já sabíamos que a cafeína tem um papel protetor da doença de Alzheimer e déficit cognitivo associado ao envelhecimento, sobretudo em mulheres, mas não se sabia o mecanismo. Neste estudo revelamos o mecanismo pelo qual a cafeína pode ter este papel”, informou a pesquisadora Luísa Lopes.

Ainda assim, ela diz que esses são apenas os primeiros resultados, ou seja, não quer dizer que devemos tomar café em excesso. A expectativa é que as pesquisas ajudem entender mais sobre os mecanismos que causam os sintomas do Alzheimer e estratégias para revertê-lo.

(Fonte: http://alzheimer360.com/cafe-adiar-avanco-alzheimer/)

Compartilhe: